PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 04/2025

Informações da matéria
Autor: WALTERLY SALES PEREIRA
Data: 09/06/2025
Visualizações:
Ementa

SÚMULA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO DO MUNICÍPIO DE CANTANHEDE AO ILUSTRE PROFESSOR FRANCISCO DAS CHAGAS LIMA DE SOUSA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação Observação
09/06/2025 12:48:14     CADASTRADO  CADASTRADO   
09/06/2025 12:48:32 12ª (Décima Segunda) Sessão Ordinária da 3ª (terceira) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 à 31/12/2025) de 2 de Junho de 2025 mais ORDEM DO DIA  1ª VOTAÇÃO  FAVORAVEL   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

WALTER SALES

VICE-PRESIDENTE

MDB

Autor

Corpo da matéria

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 04/2025.

SÚMULA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO DO MUNICÍPIO DE CANTANHEDE AO ILUSTRE PROFESSOR FRANCISCO DAS CHAGAS LIMA DE SOUSA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

ART. 1º - FICA CONCEDIDO O TÍTULO DE CIDADÃO DO MUNICÍPIO DE CANTANHEDE, AO ILUSTRE SENHOR PROFESSOR FRANCISCO DAS CHAGAS LIMA DE SOUSA, PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A ESTE MUNICÍPIO E A CLASSE ESTUDANTIL EM GERAL.

ART. 2º.O TÍTULO DE CIDADANIA DE QUE TRATA O ARTIGO ANTERIOR, SERÁ CONFERIDA EM SESSÃO SOLENE DO LEGISLATIVO MUNICIPAL, DATA A SER DESIGNADA POR SEU PRESIDENTE, ESPECIALMENTE PARA ESSE FIM.

PARÁGRAFO ÚNICO. A ENTREGA DO TÍTULO DEVERÁ SER REALIZADA ATÉ 120 *CENTO E VINTE) APÓS A SANÇÃO DA PRESENTE LEI.

ART. 3º. AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI, CORRERÃO POR CONTA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS. E CANTANHEDE.

ART. 4º. ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS QUAISQUER DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

SALA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CANTANHEDE, ESTADO DO MARANHÃO EM 09 DE JUNHO DE 2025.

WALTERLY SALES PEREIRA VEREADOR MDB

JUSTIFICATIVA

FRANCISCO DAS CHAGAS LIMA DE SOUSA, NASCIDO EM 09 DE FEVEREIRO DE 1973, NA CIDADE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, É O SEGUNDO FILHO DO CASAL FRANCISCO ALVES DE SOUSA E MARIA DAS GRAÇAS LIMA DE SOUSA DOS 04 QUE TIVERAM. TEM 03 IRMÃS DO CASAL E MAIS 02 IRMÃS POR PARTE DE PAI, FRANCISCO PASSOU A SUA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA RESIDINDO NAS IMEDIAÇÕES DOS BAIRROS DO VINHAIS E COHAMA, ONDE AJUDAVA OS PAIS QUE TINHAM UM PEQUENO SACOLÃO DE ONDE TIRAVAM O SUSTENTO DE TODA A FAMÍLIA. A RESIDÊNCIA DE SEUS PAIS, APESAR DE SER PEQUENA, ERA O PONTO DE REFERÊNCIA PARA OS FAMILIARES POR PARTE DO PAI, QUE MORAVAM NAS CIDADES DO INTERIOR DO MARANHÃO, E TINHAM QUER IR A CAPITAL PARA RESOLVER ALGUM ASSUNTO, OU QUE TINHAM FILHOS QUE IRIAM TENTAR A VIDA, EM SÃO LUÍS. ASSIM, FRANCISCO CRESCEU AO LADO DE PARENTES, QUE SE TORNARAM COMO IRMÃOS, SENDO QUE OS PARENTES QUE MORAVAM EM CANTANHEDE ERAM FREQUENTES EM SUA CASA. O SEU SAUDOSO TIO JOÃO CRISTINO E SUA TIA TEREZA, SEUS PRIMOS JOSÉ, LEUDA, LOURDES, CARLITO E EDINALDO TODOS PASSARAM UMA TEMPORADA EM SUA CASA, ASSIM GRAÇAS A ESSA AMIZADE FAMILIAR, TODAS AS FÉRIAS E SEMANAS SANTAS QUE TINHAM SUA MÃE O TRAZIA JUNTO COM SUAS IRMÃS PARA O POVOADO SANTANA, ONDE SEUS TIOS MORAVAM.

A PRIMEIRA VEZ QUE FRANCISCO VEIO AO MUNICÍPIO DE CANTANHEDE, FOI EM 1993, QUANDO TINHA 10 ANOS, ESSA PRIMEIRA PASSAGEM FICOU RESTRITA APENAS AO POVOADO SANTANA, JÁ A SEGUNDA VEZ UM ANO DEPOIS, VEIO PASSAR AS FÉRIAS E VISITOU VÁRIAS VEZES A SEDE DO MUNICÍPIO, PERÍODO EM SE APAIXONOU PELA CIDADE, COM A CONTINUAÇÃO DAS VISITAS ANUAIS, AOS 15 ANOS COMUNICOU AOS PAIS QUE PRETENDIA MORAR NA CIDADE DO TIO, PORÉM OS PAIS NÃO LEVAM A SÉRIO, POIS ERA AINDA UM ADOLESCENTE, APÓS TERMINAR O ENSINO MÉDIO, TEVE UM CONCURSO ESTADUAL E O JOVEM FRANCISCO SE ESCREVEU E FOI APROVADO PARA A ÚNICA VAGA DE AGENTE ADMINISTRATIVO, PARA A CIDADE DE CANTANHEDE, O ANO ERA 1992. E ASSIM ELE VEIO MORAR NA CASA DE SUA PRIMA LEUDA, NA RUA DO CAJUEIRO, 42. TRABALHAVA NA ESCOLA GETÚLIO VARGAS E NO RESTANTE DO DIA SE DEDICAVA AOS TRABALHOS DA IGREJA CATÓLICA DE NOSSA CIDADE ATUANDO NO GRUPO DE JOVENS DA ÉPOCA (O JUCAC) E SEMPRE QUE PODIA AUXILIAVA O PADRE MORAES EM SUAS VISITAS ÀS COMUNIDADES DE NOSSA PARÓQUIA. EM 94, RETORNA A SÃO LUÍS PARA TENTAR O VESTIBULAR DA UFMA, TENDO ÊXITO EM 1995 SENDO APROVADO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, PERÍODO EM QUE FAZIA QUESTÃO DE SER CHAMADO DE FRANCISCO DE CANTANHEDE, POIS O DESEJO ERA DE APÓS CONCLUIR A SUA GRADUAÇÃO RETORNAR A SUA CIDADE QUERIDA, PARA ISSO JÁ FOI SE PREPARANDO E EM 1996. COMPROU O TERRENO QUE ERA DE SUA PRIMA LEUDA, JÁ COM INTUITO DÊ RESIDIR NA CIDADE HOSPITALEIRA, FATO QUE OCORREU EM 2002, QUANDO JÁ FORMADO TEVE A OPORTUNIDADE DE SER NOVAMENTE APROVADO EM UM CONCURSO ESTADUAL PARA O NOSSO MUNICÍPIO, DESSA VEZ PARA PROFESSOR. ATUOU NA ESCOLA PROF. PEDRO NEIVA DE SANTANA, DE 202 A 2006, ONDE CONHECEU SUA ESPOSA MARILENE DA SILVA SOUSA E JUNTOS CONSTITUÍRAM UMA FAMÍLIA E DESSA UNIÃO (QUE JÁ DURA MAIS DE 21 ANOS), NASCERAM OS FILHOS BRENDA SAMANTHA (17) ANOS E BRENO FRANCISCO (11) ANOS. EM 2007 E 2008 DESENVOLVEU SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS NA ESCOLA MUNICIPAL HILDO OLIVEIRA ROCHA E EM 2009 VOLTOU A ATUAR NO C, E, GETÚLIO VARHAS, ONDE A 04 ANOS É GESTOR ADJUNTO DAQUELA INSTITUIÇÃO. PARALELO ÀS ATIVIDADES PROFISSIONAIS, DURANTE 04 ANOS FUNDOU JUNTO COM O SAUDOSO AURELIANO O TIME DO CANTANHEDE F.C., QUE DISPUTOU O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO E TAMBÉM DE FUTSAL, POIS É UM AMANTE DO ESPORTE, MAS SUA GRANDE CONTRIBUIÇÃO (ALÉM DA EDUCAÇÃO) É NA IGREJA CATÓLICA, ONDE CONTRIBUIU NA PREPARAÇÃO DE BATIZADOS, NO TERÇO DOS HOMENS E NA ATUALIDADE, ATUA COMO MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA EDUCAÇÃO E JUNTO COM SUA ESPOSA NA PASTORAL FAMILIAR E NO ECC.

WALTERLY SALES PEREIRA

VEREADOR - MDB

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON